Campo de Ourique

Campo de Ourique
Jardim Teófilo Braga

terça-feira, 30 de julho de 2013

Igreja de Santo Condestável

Igreja do Santo Condestável fica situada no bairro de Campo de Ourique, freguesia do Santo Condestável, em Lisboa, Portugal.
A igreja, construída em estilo neogótico em honra do Condestável D. Nuno Álvares Pereira (1360-1431), também conhecido como São Nuno de Santa Maria, foi projectada pelo arquitecto português Vasco Regaleira e inaugurada a 14 de Agosto de 1951. Os vitrais são de Almada Negreiros
Igreja do Santo Condestável



As suas linhas inspiram-se na fase final do gótico, e caracterizam-se por uma grande simplicidade de formas. Na frente existe um pórtico ladeado por duas torres e por cima o brasão de armas reais, tal como se usava na segunda dinastia. Passando o gradeamento chega-se à porta principal da autoria do escultor Leopoldo de Almeida. De ambos os lados da porta principal vemos as imagens de Nossa Senhora do Carmo, à esquerda, e de S. Jorge, à direita. A Igreja, com planta em forma de cruz latina, tem três naves, no fundo do transepto, de ambos os lados, estão vitrais da autoria de Almada Negreiros: à direita, representando a Anunciação e o Coração de Maria e, à esquerda, o Coração de Jesus e O Bom Pastor. A Capela-mor tem um fresco assinado por Portela Júnior, representando a glorificação de Nun'Álvares. Hoje colocada no coro, está uma imagem da autoria de Veloso da Costa, representando o Condestável.
Consagrada e inaugurada em 1951, a Igreja do Santo Condestável, localizada entre o Mercado de Campo de Ourique e a Rua Saraiva de Carvalho, foi edificada no contexto das "Novas Igrejas", um desenvolvimento peculiar do programa modernista que procurou conciliar as proporções ensaiadas pelo modernismo e permitidas pelos novos materiais e técnicas, recorrendo ao revivalismo dos estilos. A Igreja do Santo Condestável é um templo neogótico. 


















Sem comentários:

Enviar um comentário